nupean  Em Portel

Na segunda etapa do projeto Transpondo Muros, o NUPEAN se fez presente na II Feira de Ciências da Gleba Acutipereira, realizada entre os dias 7 e 9 de setembro na comunidade ribeirinha Santo Ezequiel Moreno no município de Portel - Marajó. 

A feira teve como objetivo levar palestras e mini-cursos aos comunitários sobre os temas relacionados à energia, artesanato, agroextrativismo e culinária, sendo estes eixos do conhecimento todos aplicados a realidade enfrentada pelos povos tradicionais da região.

Foto:L. Portal 

"A vivência das comunidades ribeirinhas nos proporciona ampliar e trabalhar os conhecimentos adquiridos. Além de nos remeter a uma realidade tipicamente amazônica. Onde observamos a necessidade de aplicação dos aprendizado teórico, adequando às práticas locais. A comunidade santo Ezequiel moreno se enquadra na situação supracitada. Entretanto, a comunidade apresenta pontos fortes, que são a busca de alternativas através do agroextrativismo e a organização hierárquica da comunidade.A mesma nos devolveu com grande incremento de informações sobre a sua realidade, assim como, temos certeza que contribuímos com informações importantes a respeito da criação extensiva de aves e alimentação a partir de coprodutos provenientes do agroextrativismo da gleba." - Lívia Anália

Foto:L. Portal 

Não obstante, o NUPEAN levou palestras dentro do tema "Criação alternativa de aves de crescimento lento", que teve como enfoque principal as recomendações básicas para a criação de aves de crescimento lento (caipira) em ciclo completo de produção, sempre alindo a técnica com a realidade e disponibilidade de matérias na localidade. As palestras foram ministradas pela  zootecnista Livia Fonseca, e o aluno do nono período de zootecnia, Leonardo Portal. 

"O conhecimento nunca vem de forma unilateral. Sendo assim, nós do NUPEAN, podemos crescer e aprender muito com a troca de informações nesses três dias. Adequar  o conhecimento só é possível quando escutamos todos os lados envolvidos e trabalhamos na construção de um futuro melhor" - Leonardo Portal.
 

MAIS QUE EXTENSÃO RURAL 

Parte da equipe UFRA

Muito além de poder contribuir e trocar conhecimento, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais de pessoas que estão perto da gente, pelos corredores da UFRA o tempo todo (à esquerda), mas que por ventura do destino nunca sequer trocamos um cordial "bom dia", pessoas maravilhosas e com um  humor sensacional. Em contra partida, conhecemos pessoas que estão longe, que se fizeram próximas em poucas horas(à esquerda).

 

A cada noite, depois dos trabalhos, íamos banhar-se de amor, com direito a luau na beira do rio.

Munidos de um violão, da voz e de muita disposição, começávamos a cantar e tocar uma canção timidamente. Em pouco minutos uma verdeira explosão de crianças ali estava formando um  mais belo coral que já vi em minha vida. Cantavam com força e com amor. Em volta estavam os pais desses meninos e meninas admirados com a orquestra que se formava.

Dançamos carimbó, quadrilha e nadamos no rio demasiadamente. Foi exercício que nenhuma academia pode proporcionar. Exercício de amor, humanidade, humildade e companheirismo. 

Foram brincadeiras, risos, gargalhadas e muitos "tios" para muitos "sobrinhos". 

E por fim voltamos, mas com a certeza de que deixamos um pouco de nosso sabor na comunidade. E voltamos com muito dos seus sabores e amores. 

Já estamos com saudades. 

Aos Meus sobrinhos de Portel.

Att. 

Portal.

Algumas das crianças da comunidade 

Por: Leonardo Portal

Bolsista NUPEAN 

 

em :09/2017 

© 2023 por NUPEAS. Orgulhosamente criado com Wix.com